Ana Paula Lopes


Ana Paula Lopes nasceu em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, em 1979. Começou a arriscar suas primeiras notas aos 16 anos sob influência de Elis Regina, Nana Caymmi, Cassandra Wilson e Dee Bridgewater, quando começou a estudar canto na escola de música de sua família. A cantora já tocava piano desde os 6 anos. Não demorou muito até um de seus professores, o produtor flautista/saxofonista e arranjador Celso Marques lhe fazer o convite para montar um show um tanto ousado: um Tributo a Billie Holiday.
E foi assim que a carreira de Ana Paula Lopes começou. Influenciada pela diva do jazz, Ana Paula se apresentou em diversas casas de São Paulo chamando atenção da mídia. Foi o primeiro passo até o lançamento de seu primeiro CD “Meu”, com um repertório clássico da MPB. O álbum teve recepção positiva e chamou atenção pela mistura da suavidade e precisão do timbre da cantora com o bom gosto e a coragem na escolha do repertório. Apesar de serem músicas já bastante gravadas, elas ganharam novo frescor pela sofisticação dos arranjos, que caracterizam todo o trabalho de Ana Paula Lopes.
Três anos depois, lançou o segundo CD de estúdio “Mil Rosas”, que logo foi licenciado no Japão pela gravadora P-Vine. O CD apresentou 14 canções das quais 12 são inéditas. Entre canções próprias vale citar o afoxé “Mil Rosas” e a balada “Carta ao meu amor”. O álbum se diversifica entre o jazz, o baião, a bossa nova, o samba e blues, ritmos que norteiam o estilo elegante da cantora.
Em 2009 fez sua primeira turnê européia, com shows na Suiça. De seus contatos internacionais, deu-se a parceria com a banda de jazz italiana Berardi Jazz Connection, e gravaram a composição Mrs. Miranda, música de Ana Paula e do pianista Ettore, no terceiro CD da banda.
Buscando novos caminhos e novas parcerias, Ana Paula Lopes se uniu ao cantor e compositor Lupa Mabuze num projeto de samba e choro chamado Os2noSamba. Cheios de composições inéditas, a dupla lançará em breve o novo trabalho.
Em paralelo aos shows de samba, a cantora continua se apresentando em shows de MPB, jazz e bossa nova, que são as referências de seu trabalho.